O que é Coaching de Relacionamento e Sexualidade?

O Coaching de Relacionamento e Sexualidade é um processo de autoconhecimento e reconexão, consigo e com outros, explorando suas potencialidades, alegrias e prazeres em qualquer aspecto da vida: relações afetivo-sexuais, trabalho, família, lazer, sonhos e realizações.

A Sexualidade é parte importante e fundamental não apenas do indivíduo com seus pares, mas na descoberta de uma energia muito maior que independe do outro para acessa-la. Compreender sua função nas relações e nas interações com o meio ambiente, abre um campo de infinitas possibilidades.

O Coaching voltado para relacionamentos vai além do que comumente interpretamos como relações maritais. Qualquer interação humana se faz necessário uma clara comunicação e boa convivência. Trazer o que tem de melhor de forma consciente e intencional fará com que atraia melhores relações em todos aspectos, consequentemente, bons negócios, bons colaboradores, saúde e equilíbrio emocional entre tantos outros benefícios.

.Coaching de Casais

Muitas vezes, o processo de Coaching de Relacionamentos para casais se inicia com duas à quatro sessões com o casal. Nessas sessões, questões serão levantadas e serão identificadas as necessidades, dificuldades e objetivos de cada indivíduo e claro, do casal. Depois desse processo, o Coach trabalha com sessões individuais e semanais, nessas sessões serão trabalhados os pontos de cada um. Ao final desse processo, o Coach volta com mais algumas sessões que serão realizadas com o casal. O interessante desse trabalho, é que primeiro se ouve o casal, depois trabalha-se com cada um separadamente e posteriormente, o Coach volta com o casal para fechar o processo e alinhar cada ponto a ser aperfeiçoado.

.Coaching Individual

No trabalho de Coaching Individual, são realizadas sessões semanais de uma hora aproximadamente, e são usadas metodologias e ferramentas para que seja possível ter um trabalho mais profundo. O trabalho do Coaching Individual é único e muda de pessoa para pessoa, uma vez que as estratégias e ferramentas vão depender da história de vida e das necessidades de cada pessoa. Normalmente, o trabalho de Coaching Individual tem uma média de dez sessões (tudo vai depender da necessidade do cliente). 

Coaching como Apoio no Relacionamento Amoroso

Conheça abaixo as principais técnicas e teorias utilizadas no Coaching de Relacionamento que podem auxiliar na sua realização afetiva.

.
.Autoconhecimento

Para estar bem com o cônjuge é necessário primeiramente estar bem consigo mesmo. Nesse sentido, o autoconhecimento é fundamental para construção de um relacionamento saudável, uma vez que você estará em harmonia com sua essência e com o que te faz feliz. Assim, a felicidade do outro passará a ser promovida naturalmente.

.

.Ouvir na essência

É a capacidade de ouvir seu cônjuge integralmente,incluindo as palavras que não estão sendo ditas. É a capacidade de perceber o não verbal que está contido no intervalo de cada palavra, como gestos, respiração e olhar. Este é o único e melhor caminho para criar um estado de fluxo entre os dois, um entrelaçamento de boas energias, gerando uma conexão de corpo, alma e espírito com você mesmo e com seu parceiro. Quando você está conectado com o outro de coração e mente aberta, você transmite verdadeiramente a sua essência.

.

.Suspender o julgamento

É importante compreender e respeitar que seu cônjuge teve uma criação diferente da sua e que a forma como ele enxerga o mundo é particular. A ausência de julgamento é essencial para a saúde do relacionamento. Em situações de conflito, procure se colocar no lugar do outro. Esteja aberto a conversar de maneira tranquila e verdadeira, evitando discussões e desgastes desnecessários.

.

.Patrocínio Positivo

Consiste em afirmações poderosas e certas, com o objetivo de levar o cônjuge para um estado mental positivo, gerando receptividade e apoio. Alguns exemplos: Eu caminho com você; Eu estou com você; Eu entendo você; Estamos juntos neste processo; Eu respeito você; Eu acredito em você; Conte comigo nesta caminhada; Parabéns, você está indo muito bem; Você tem todos os recursos necessários para conseguir ir além!

.

Comunicação

Após 30 anos de aconselhamento para casais e famílias, o antropólogo Gary Chapman, identificou e apontou que existem 5 linguagens básicas pelas quais o amor é expressado e compreendido. Veja abaixo as 5 linguagens do amor:

  • Palavras de afirmação: são sentenças expressas em elogios como “O jantar estava ótimo”, afirmações como“Acho que você faz isso muito bem”, e incentivos como “Vai dar tudo certo”;
  • Qualidade de tempo: é a dedicação de um tempo exclusivo, ainda que pequeno, ao companheiro. As atitudes ou dialetos como conversas, passeios, assistir TV juntos, fazem a diferença;
  • Presentes: não importa o valor financeiro, e sim o ato de presentear e surpreender;
  • Gestos de serviços: aqui o que você faz, fala mais alto do que qualquer palavra, como lavar louça, consertar a fechadura, levar o lixo para fora, etc;
  • Toque
    físico: o importante é saber quando, como e onde tocar a pessoa, exemplo: beijos, abraços, cutucões, relações sexuais, entre outros.

Ressignificar

Todo relacionamento passa por desafios, em menor ou maior intensidade.
O que faz com que estes momentos não prejudiquem o casal é a habilidade da ressignificação.

Ressignificar não denota ignorar os problemas, mas perceber um ponto de vista diferente, dar-lhe um novo significado, absorver apenas o que é positivo e agregador. Perdoar é dar a oportunidade ao cônjuge de ser melhor do que ontem.É despertar também a responsabilidade de não cometer o mesmo erro. O perdão acontece na medida em que se quer o bem do outro, um ato que atinge positivamente aquele que recebe e também aquele que doa. O perdão cura, fortalece e amadurece o relacionamento. “Não é o amor que sustenta um relacionamento é a forma de se relacionar que sustenta o amor!” E você, como tem cultivado seu amor?

O QUE ESTÁ FALTANDO NA SUA VIDA PARA VOCÊ SER MAIS FELIZ?

O QUE PRECISA MELHORAR/SER RESOLVIDO?

 Vou explicar três termos caso você ainda não esteja familiarizado:

 Coach: Profissional habilitado para aplicar o processo de coaching.

 Coachee: O cliente.

 Coaching: O processo.


Coaching é um processo com início, meio e fim, em que o coach auxilia o coachee a solucionar um problema ou a conquistar um objetivo – pessoal, profissional, familiar, em relacionamentos, financeiro – através do seu próprio potencial.

É uma metodologia de desenvolvimento pessoal com técnicas práticas e cientificamente comprovadas que te fazem enxergar o que você não está vendo sozinho, gerando reorganização, ressignificação, planejamento, quebra de crenças limitantes, maior consciência de si, do seu objetivo, dos seus valores, comportamentos, potenciais, oportunidades, pontos que podem ser melhorados e, principalmente, das atitudes que podem ser tomadas, afinal, apenas criar consciência não é suficiente para uma mudança acontecer, é necessário atitude. 

O processo é personalizado, desenvolvendo as necessidades particulares de cada cliente (muitas vezes ainda desconhecidas por ele mesmo) para conquistar o objetivo em questão. 

Além da consciência, clareza, foco e planejamento, o coaching te leva a “PENSAR FORA DA CAIXA”, o que gera mudança de comportamentos e, por consequência, mudança nos resultados obtidos, nos relacionamentos e na qualidade de vida. Ao invés de ficar andando em círculos, você passa a andar em uma linha reta e contínua encurtando o tempo entre o seu ESTADO ATUAL e o seu ESTADO DE OBJETIVO REALIZADO. 

 Qual o melhor caminho a seguir?

 Isso depende só de mim ou precisarei de auxílio? De quem? Do quê? Como conseguir isso?

 O que posso fazer diferente? Como fazer?

 Quais são minhas principais características e como posso usar isso ao meu favor?

 Quais pontos podem ser trabalhados para me aproximar da realização do meu objetivo? Como identificar isso? Como trabalhá-los?

 O que já tenho em mãos hoje e como isso pode me ajudar mais à frente?

 Quais são as melhores estratégias e quando tudo isso deve ser feito?

 


COMO FUNCIONA

O coaching é um processo com início, meio e fim que funciona através de ciclos. Para cada objetivo trabalhado, um ciclo diferente. Cada ciclo tem a duração média de 3 meses, sendo o total de 12 sessões individuais, de 1 hora cada, presenciais ou por videoconferência.

 

 

Bate-papo inicial entre coach e coachee para que possamos nos conhecer melhor, esclarecer dúvidas, alinhar expectativas e entender mais sobre o seu objetivo. Este é um momento muito importante pois, para o processo fluir de forma prazerosa, assim como é minha linha de trabalho, é necessário empatia. Você precisa se sentir à vontade comigo e, por outro lado, eu preciso acreditar no seu objetivo e no seu comprometimento. Não atendo objetivos que firam valores éticos/morais ou que possam, de alguma forma, prejudicar você mesmo ou terceiros. 

 

 

De forma personalizada, você passa a compreender exatamente onde você está hoje (Estado atual), aonde você quer chegar (Estado de Objetivo Realizado) e quais os melhores caminhos a seguir. Ao final de cada sessão você sai com um desperte. As “fichas começam a cair” e você começa a enxergar o que pode fazer entre uma sessão e outra para se aproximar cada vez mais do seu objetivo de forma consciente e assertiva.

 

 

Esse é um dos momentos mais gostosos!
Vamos analisar os pontos trabalhados e todas as conquistas que você obteve desde o nosso primeiro encontro. No coaching, os resultados são mensuráveis e é possível pontuar as melhorias de uma sessão para a outra. Você vai se surpreender ao perceber que, em tão pouco tempo você conseguiu lapidar uma versão muito melhor de si próprio. Ninguém sai do coaching da mesma forma que entrou.

 

 

Quem é Marlene Lima

Meu nome é Marlene Lima, sou coach formada pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), atuo com Life Coaching no seguimento de Cach de relacionamento e Sexualidade, sou Consultora em Saúde e Educação Sexual ( Vivendo Melhor - Abrasex). Empreendedora dentro do Mercado Erótico e Sensual com a Loja física ILove Lust Boutique Íntima e atuo como Palestrante. 

Minha jornada como coach iniciou com a missão de ajudar as pessoas a se conhecerem e se conectarem com o que há de melhor e mais verdadeiro em cada uma delas, ajudando-as a se conectarem consigo mesmas, reconhecerem seus valores, talentos e competências.
Um dos lemas que aprendi em minha formação, carrego para minha vida e apresento aos meus coachees é que: “Quanto mais eu me conheço, mais eu me conecto e mais eu me curo”. A meu ver, esse é o caminho para que cada um conte e viva a melhor versão da história de suas próprias vidas no tempo presente!

“Meu propósito é despertar e potencializar pessoas para uma vida próspera e com sentido. Mostrar que, diferente do que muito se fala por aí, viver uma vida feliz e realizada é sim resultado das nossas escolhas. Antes eu fazia só com amor, agora juntei o que amo com técnicas e responsabilidade profissional.

Todos temos potenciais e desejos específicos e é seu DIREITO realizá-los, encontrar e seguir o seu propósito para viver uma vida espetacular! Entretanto, com o excesso de informações e tarefas do dia a dia, não é raro deixarmos de dar a devida atenção ao que mais importa e ficarmos presos aos mesmos padrões de pensamentos e comportamentos, fazendo as mesmas escolhas, gerando os mesmos resultados e a constante sensação de vazio ou incerteza.

Ter consciência disso faz com que pessoas nunca se permitam viver nada que é “mais ou menos”, saibam o seu valor, saibam se planejar, fazer escolhas e tomar atitudes assertivas, saindo da inércia, da desordem e transformando seus sonhos em realidade.

Porque sonhos podem se tornar realidade, desde que você realmente queira, se dedique e saiba para onde está indo, senão, qualquer caminho serve.

Um sonho quando não é trabalhado nunca deixa de ser um sonho. Contudo, quando existe propósito, consciência, foco, dedicação, planejamento e atitude… vira meta, vira objetivo, vira realidade!” 

"Sempre fui apaixonada por pessoas e adorava o que fazia pelo simples fato de sentir que conseguia ajudá-las a enxergar mais cor em suas vidas, acreditar, planejar e realizar sonhos."